FORA DE CENA





A ligação aos estabelecimentos de ensino e a realização de acções concretas em parceria é uma das prioridades inscritas no nosso Programa Educativo. Sob o nome Fora de Cena reunimos um conjunto de actividades diversas, que pretendem fomentar a acessibilidade, incutir hábitos de participação cultural e cívica nas crianças e nos jovens e desenvolver o gosto pela aprendizagem ao longo da vida. Propomo-nos "sair de cena" e entrar no espaço escolar, criando um momento de encontro e de partilha, entre a equipa artística do Teatro Aberto e os alunos e professores.

Com a multiplicidade das profissões que congrega e a diversidade de temas que aborda, o teatro abre espaço para um questionamento pró-activo e para o desenvolvimento de uma consciência crítica. Interessa-nos exercitar o olhar, incitar o debate e suscitar questões para reflexão.

A natureza deste diálogo poderá ter diversas modalidades, como por exemplo partir das profissões existentes no teatro ou das temáticas associadas às criações da companhia, que poderão cruzar-se com áreas disciplinares como a Língua Portuguesa, as Artes Visuais, a História, as Ciências, a Educação Musical... Serão momentos especiais em que haverá oportunidade para falar sobre a vida, sobre cada um de nós e sobre o nosso lugar na sociedade e no mundo. Ao longo dos anos, temos colaboramos em particular com a Escola Marquesa de Alorna na promoção e no incentivo de actividades de leitura; participámos em palestras, colóquios e conversas promovidas por instituições de ensino superior.

Mais informações:

programaeducativo@teatroaberto.com