VERSÃO
João Lourenço | Vera San Payo de Lemos
DRAMATURGIA
Vera San Payo de Lemos
FIGURINOS
Maria Gonzaga
CENÁRIO
António Casimiro | João Lourenço
DESENHO DE LUZ
Melim Teixeira
ENCENAÇÃO E DESENHO DE VÍDEO
João Lourenço
COM
Ana Padrão | Cátia Ribeiro | Cristovão Campos | Diogo Mesquita | Francisco Pestana | Irene Cruz | João Ricardo | João Silvestre | Luís Alberto | Maria Ana Bernauer | Rui Mendes
Durante os julgamentos de Nuremberga, Hannah Arendt visita Martin Heidegger, seu antigo professor, mentor e amante. Este encontro entre o filósofo convertido ao nazismo e a filósofa judia, depois da guerra, leva-os a reviver o passado. Hannah e Martin é uma peça onde o universo mais íntimo se mistura com a política, a história e a ética, colocando questões pertinentes ao espectador de hoje.
Qual é o poder das ideias e que força encerram os ideais de quem tem poder? Qual é a origem da crueldade? E do amor? E da integridade? Será algum dia possível compreender a natureza humana e as suas motivações?
Hannah e Martin é uma peça onde o universo mais íntimo das personagens se mistura com a política, a história e a ética, colocando questões pertinentes ao espectador de hoje.
A encenação irá criar uma fusão entre a linguagem teatral e a comunicação audiovisual, confrontando o espectador com uma multiplicidade de ângulos e leituras de imagens, ora reais, ora recriadas.
Críticas
“... um guia de reflexão sobre o Bem e o Mal prenhe de romantismo."
- 20/01/2010– Time Out (Rui Monteiro)
"Diálogos rápidos, cinemáticos, convocam o espectador a participar no debate de ideias que permanentemente se desenrola à sua frente."
- 21/01/2010 – JL (Helena Simões)
" A direcção de João Lourenço, aliás, é assertiva no seu propósito narrativo e elegante na sua construção, aproveitando o cenário exemplar de António Casimiro..."
- 30/12/2009– Time Out (Rui Monteiro)