Sala Vermelha

É a sala polivalente do Teatro Aberto.
O nome surgiu depois de se definir que os assentos seriam vermelhos. À semelhança do que se passou com a Sala Azul, não se quis catalogar o espaço com designações qualitativas ou nomes de pessoas. Cada sala tem as suas particularidades mas ambas acolhem espectáculos dos mais diversos géneros.

A sala tem 180m2, que se dividem em duas áreas rectangulares: uma com teia e varanda, a outra sem.
Sob a teia motorizada de 6,1m por 4,2m (que se encontra a 6,65m de altura) o palco tem 14,3m por 9,4m. A varanda, que circunda o palco, fica a 4m de altura.
A nascente, o palco estende-se numa área rectangular de 4,9m por 9,4m e 3,6m de altura. Nesta face, estão os acessos principais ao sub-palco da Sala Azul (e, deste modo, à carpintaria), a uma sala de adereços e aos camarins. Existe também uma coluna estrutural, a qual é um desafio estimulante para os cenógrafos. A Sala Vermelha não tem fosso de orquestra nem sub-palco.

O palco é verdadeiramente polivalente, sendo possíveis diversas colocações da plateia. Com uma lotação habitual de 108 lugares, as hipóteses de arrumação da plateia tornam variável este número. Para além disso, na varanda que circunda a sala, existe um máximo de 60 e um mínimo habitual de 30 lugares (de visibilidade condicionada ou reduzida). Estes poderão estar disponíveis ou não, conforme o espectáculo, dado que a área pode também ser usada para representação ou operação técnica dos espectáculos. Globalmente, a lotação desta sala varia entre os 80 e os 150 lugares.

O acesso à sala faz-se, a partir do foyer, pelas escadas ou por elevador.

Devido à sua polivalência e dimensão, a Sala Vermelha é frequentemente preferida à Sala Azul para estrear espectáculos mais intimistas.

O primeiro espectáculo a estrear nesta sala foi Rastos, encenado por Paulo Filipe, em Abril de 2002. O público recordará ter assistido também a Copenhaga, Hannah e Martin ou Vermelho, apenas para citar alguns dos espectáculos que já passaram por este palco.



N.B. - A planta da Sala Vermelha varia consideravelmente conforme o dispositivo cénico de cada espectáculo. Se pretende reservar ou comprar bilhetes, por favor, verifique a planta no link das Reservas.

Sala Vermelha Repertório Voltar