Política de Privacidade
16 Junho, 2018
Grande Prémio Teatro Português 2019
22 Janeiro, 2019

Contracenar às Quintas

Contracenar às quintas - encontros sobre teatro é uma actividade desenvolvida em parceria com a Biblioteca Municipal Palácio Galveias. Foi iniciada em 2018 e integra o nosso Programa Educativo no âmbito do Fora de Cena (actividades "fora" do edifício do Teatro Aberto). É uma actividade gratuita e destina-se ao público em geral (embora não se destine ao público infantil, não há limite de idades).

No teatro, todos somos leitores — actores, encenadores, cenógrafos, figurinistas, sonoplastas, desenhadores de luz, técnicos de palco — o trabalho de todos começa com um texto. Contracenar significa: dialogar, dar cena, representar simultaneamente ao fundo e à boca de cena; é esse espírito de partilha que queremos infundir nestes encontros, falando descomplicadamente sobre a prática do teatro e a sua articulação com a matéria-prima do texto, com os autores e, claro, com os espectadores — os leitores mais importantes.

Somos um teatro ao serviço da comunidade e dos cidadãos, nomeadamente dos lisboetas, e esta actividade concretiza um desejo conjunto do Teatro Aberto e da Biblioteca Palácio Galveias de criar uma ponte entre estes dois pólos culturais da cidade de Lisboa.

Com o objectivo de aproximar os habituais frequentadores da Biblioteca e os fazedores de teatro com quem colaboramos, promovemos sessões mensais (sempre às quintas-feiras) tanto no Palácio Galveias como no Teatro Aberto.

Nestes encontros, os participantes e a assistência têm oportunidade de dialogar e partilhar experiências pessoais, aprofundando uma comunicação entre criadores e leitores/espectadores que pretendemos facilitar, nutrir e dinamizar.

As temáticas do Contracenar às quintas - encontros sobre teatro variam todos os meses, em conformidade com a programação do TA e a da BMPG, e já incluiram, por exemplo "Texto e dramaturgia" ou "Um Dia Uma Vida - espectáculo a partir da poesia de Ruy Belo".

Os encontros no Teatro Aberto incluem habitualmente uma visita-guiada a áreas relevantes para o tema escolhido dessa sessão e, por isso, têm previsto um limite máximo de inscrições.

Próximas datas:

14 de Fevereiro 2019
LOCAL: Biblioteca Palácio Galveias
HORA: 17:00
TEMA: "O cenário lê-se?"
DESCRIÇÃO: Conversa com cenógrafos acerca da criação e construção do cenário de um espectáculo a partir da leitura do texto.
COM: os cenógrafos Rui Francisco e Marisa Fernandes, moderação de Marta Dias

14 de Março 2019
LOCAL: Teatro Aberto
HORA: 18:00
TEMA: "De luz apagada"
DESCRIÇÃO: Visita aos bastidores do espectáculo em cena e conversa com a equipa de palco acerca do trabalho fora de cena e da sua relação com o texto.
COM: Equipa do Teatro Aberto

A inscrição prévia através de email/telefone é obrigatória nas sessões que decorrem no Teatro Aberto (mín. 6 - máx. 15 participantes)